O Diamante

A pedra do mês de abril. A substância mais dura à face da Terra. O Diamante é tão duro que tipicamente apenas outro diamante o pode arranhar. É a única pedra preciosa constituída por um único elemento químico (o carbono). Habitualmente, um Diamante é constituído por 99.95% de carbono. Os outros 0.05% pode incluir vestígios de um ou mais elementos, o que tem influência na cor desta pedra.

Diamante em bruto. Fonte: Gemological Institute of America

O símbolo do amor.Diamonds are the girls best friend. Habitualmente incluído nos anéis de noivado, o Diamante é também a pedra preciosa que marca o 60º aniversário de casamento, as Bodas de Diamante.

Muitos desconhecem que o fascínio pelos Diamantes começou na Índia, onde podiam ser encontrados em rios e outros cursos de água. Estima-se que os Diamantes fossem comercializados desde o século 4 a.C. Contudo, a história do atual mercado de Diamantes começa com a sua descoberta no continente Africano já no século XIX e mais recentemente noutros locais como a Austrália e o Canadá. Na verdade, independentemente da sua origem, os Diamantes os são símbolos perfeitos de uma romântica história de amor: surgem naturalmente, enfrentam condições adversas e permitem a criação de lindíssimas joias após passarem por um processo de lapidação.

O GIA (Gemological Institute of America) estabeleceu 4 características relevantes para a classificação dos diamantes, usadas em todo o mundo, e conhecidas como os 4 Cs:

  • Cor (Color)– Foi estabelecida uma escala D-Z, que começa no incolor (D) até ao amarelo claro (Z). Quanto mais incolor, mais valorizado e mais raro o Diamante.
Exemplos de cor do Diamante. Fonte: Gemological Institute of America
  • Corte (Cut)– Está relacionado com a lapidação do Diamante – a sua simetria e as suas proporções. Quanto melhor o corte, maior o brilho da pedra. Os Diamantes são classificados em 5 níveis quanto ao corte do Diamante.
  • Claridade ou Pureza (Clarity) – Esta característica relaciona-se com a presença de inclusões naturais dentro da própria pedra, quanto menores inclusões apresentar, mais valorizada será. Existe um escala de 11 níveis para avaliar a claridade / pureza do Diamante.
  • Quilates (Carat) – A característica mais comummente associada aos Diamantes. Refere-se ao peso do Diamante. Um quilate equivale a 0.2 gramas. Apesar de ser uma característica muito valorizada na publicidade, é apenas 1 dos 4 Cs. Assim, dois Diamantes com número de quilates idêntico podem ter valor bastante diferente, dependendo do seu Corte, Claridade e Cor.
Exemplos de Diamantes com diferentes quilates (ct.). Fonte: Gemological Institute of America


Já está apaixonado pela pedra do mês de abril? Visite-nos e conheça a nossa seleção de joalharia.